Informações
Conheça mais sobre o Alho Negro, iguaria que tem despertado tanta curiosidade e interesse.
O alho negro nada mais é do que o alho comum que passou por um processo de maturação. Processo este que lhe proporciona mudanças físicas e químicas.
A fabricação do alho negro começa com a escolha das melhores cabeças de alho. São selecionados produtos de boa procedência, de alta qualidade e no tamanho certo.
Depois de selecionados os produtos são higienizados e acondicionados em estufas com temperatura e umidade controladas. Lá permanecerão durante semanas sem adição de nenhum produto químico ou conservante. Durante este processo as reações químicas dos açúcares e aminoácidos fazem que com o produto adquira tonalidade cada vez mais escura, perdendo parte de sua umidade. Também perde o cheiro e a ardência característicos e adquire dulçor.
Depois de algumas semanas e ao atingem o ponto certo de maturação, são retirados e passam pelos processos de secagem e pasteurização. Então são estocados durante mais algumas semanas para que as reações químicas se estabilizem.
Depois deste período de estocagem estão prontos para o consumo. Seu sabor, textura e aroma são únicos e diferem totalmente do alho cru.
A origem do alho negro é incerta. Diversos países orientais disputam este título. Sabe-se porém que sua utilização no Japão é antiga. Assim como na Tailândia e nas Coréias do Norte e do Sul.
Nos últimos anos o alho negro tem sido destaque nos cardápio de restaurantes finos e nas gôndolas de empórios espalhados pelas principais capitais do país (veja mais no link Mídia). Muitas pessoas são atraídas pelas características naturais deste produto por não ter as inconveniências de cheiro e ardência. Podendo assim desfrutar melhor de seus benefícios.
Os efeitos benéficos do alho e os seus nutrientes são bem conhecidos pela medicina moderna. Tanto benefícios quanto sabor fazem com que sua utilização na alimentação seja um costume mundialmente difundido.