Levemente adocicado lembrando sabores como melaço, ameixa preta, o alho negro ainda possui fortes notas de Umami, o quinto sabor. Restaurantes da capital paulista já exibem em seus cardápios pratos com esta iguaria da gastronomia internacional. O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de fermentação e submetido a condições de temperatura contínua aproximada de 65°C e umidade controlada, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e odor. Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, a coloração preta e as outras novas características são um verdadeiro convite às criações gastronômicas mais diversas.
Um bom prato precisa de um bom tempero e para incrementar ainda mais o sabor nada melhor que o alho, cuja origem data entre quatro e seis mil anos em algum lugar entre o continente asiático e a Europa mediterrânea. Existem muitas espécies do condimento e, para saber um pouco mais, a reportagem do Especial Gastronomia conversou com Angelo Tegon, produtor do alho negro, que falou sobre a cor que apresenta um novo paladar na culinária. Com sabor adocicado, levemente defumado e frutado, "o alho negro é resultado de um processamento do alho comum", esclareceu Tegon. O que impressiona, ainda segundo o entrevistado, são os aromas caramelados como café, balsâmico, cacau e shoyo. O processo de feitura é sem nenhum aditivo, ou seja, "as cabeças de alho são mantidas em estufa de três semanas a um mês. Nesse período, a temperatura e a umidade são controladas para que possibilitem atingir a coloração e o ponto ideal de maturação".
O alho negro pode ser utilizado tanto para a gastronomia quanto para prevenção de doenças. Ele nada mais é que o alho natural conhecido pelos brasileiros, mas que passa por um processo de fermentação natural. A grande maioria dos produtores de alho negro utilizam o alho roxo para esse processo por ser mais saboroso e de mais qualidade. Essa iguaria surgiu no Oriente, eles foram os primeiros consumidores de um produto que está cada vez mais aceito pelo Brasil. Com sabor adocicado frutado e macio, as qualidades desse alho só aumentam.
Quem não gosta de ter uma pastinha à mão para jogar conversa fora enquanto saboreia aquele pão, torrada ou petisco? Melhor ainda se a pastinha for caseira, saudável e com um diferencial como esta aqui, que conta com o sabor pra lá de especial do cobiçado alho negro. Eu nunca tinha usado e nem mesmo experimentado esse ingrediente e aproveitei a minha BistroBox de fevereiro para debutar no mundo do alho negro. Servi a pastinha com os grissinis italianos (sem gordura vegetal hidrogenada) que também vieram na caixa deste mês. Tudo muito prático, saudável e saboroso - como uma finger food deve ser.
Sua notável propriedade terapêutica encantou o povo do extremo oriente. Esse mesmo alho continua a ser um grande sucesso até hoje. O alho negro é o alho que passou por um processo de fermentação submetido a condições de temperatura constantes de 65Cº e de umidade controlada. Depois de um período longo de maturação ele é seco e esta pronto. Gracas a "auto-fermentação" natural do alho, a hortaliça começa a fermentar sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo ate finalmente obter a coloração preta que lhe e característico.
Após as festas de final de ano, é hora de colocar a saúde em dia. Faz bem para o corpo e com certeza você se sentira mais leve. Voltar a uma alimentação regrada, contudo, quer dizer também inserir nos pratos do dia a dia, alimentos e temperos que, de alguma forma, trazem benefícios à saúde. Quem não abre mão de consumir produtos que fazem bem não só ao corpo, como também previnem doenças, já deve ter ouvido falar do alho negro.
Hoje, vamos de Risoto de Abóbora com Alho Negro! Esse prato Italiano faz bastante sucesso por aqui, aliás, a comida Italiana é sucesso total, concordam?! Para o risoto, vamos precisar de arroz arbório ( pode usar outro tipo, mas perde a característica do prato ), abóbora japonesa ( aquela da casca verde escura e bem dura), azeite, sal, pimenta, vinho branco, caldo de legumes, queijo parmesão, manteiga e, claro, Alho Negro.